Caso queira que seja retirada alguma foto de estudante do blog, entre em contato com a escola que serão tomadas as devidas providências.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Festa da Família 2011


Senhores Pais e/ou Responsáveis,

Informamos que nossa Festa da Famíliaestá chegando! Será no dia 24/09/2011.Além das festividades faremos uma grande feira, com venda de artesanato. Os pais que quiserem participar, deverão procurar a direção da escola até o dia 02(dois) de setembro.

Atenciosamente,

Adriana Lott Figueiredo - Diretora Gestão 2010/2012



Acontece em nossa escola...

Drogas?!.... Nem pensar!!! "Tô fora!!!"

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Aulas de Artes com criatividade












A Professora Maria Lina está trabalhando em suas aulas de Artes, no 2º turno, com brinquedos confeccionados pelos alunos. Já fizeram bilboquês, balangandãs e petecas. Depois que os alunos confeccionam os próprios brinquedos, a professora os leva para o pátio da escola e então, todos se divertem à valer!
Confiram as imagens...
Parabenizamos à profª Maria Lina pelo seu belo trabalho, com aulas produtivas, criativas e prazerosas!

FERIADO À VISTA!!!


Senhores Pais e ou Responsáveis,

Informamos que NÃO teremos aula nos dias 29 (Recesso Escolar) e 30 de agosto (Aniversário de Contagem), conforme previsto no Calendário Escolar. Retornaremos às aulas na quarta-feira, dia 31/08.

Desejamos a todos um bom feriado!

Adriana Lott Figueiredo

Diretora – Gestão 2010 a 2012

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

NOSSOS ÍNDICES E RESULTADOS









SESC PARABENIZA A TODOS OS PARTICIPANTES DA GINCANA

À Escola Municipal Joaquim Teixeira Camargos – 9 º Lugar

Prezados diretores, coordenadores, professores, equipe pedagógica e alunos,

O Sistema Fecomércio Minas, por meio do Serviço Social do Comércio, parabeniza esta escola pela excepcional participação na 1ª Gincana Ambiental Sesc Minas, realizada por esta entidade, com o apoio da Prefeitura de Contagem, no dia 19 de agosto de 2011, no LACES Contagem-Betim. Foram quase dois mil participantes, dentre jovens, crianças, professores, pedagogos, coordenadores e diretores. A sua escola fez da competição, ao mesmo tempo, um momento de aprendizado, lazer e conscientização.

A iniciativa teve como objetivo possibilitar aos estudantes, de forma lúdica, a discussão sobre o tema “Meio Ambiente”. Com isso, trabalhou-se a necessidade de se cuidar do meio em que se vive, além da natureza, da escola, do bairro, da cidade. Foi uma maneira agradável e divertida de provocar a reflexão, além de possibilitar aos alunos mais conhecimento quanto à cidade em que moram, no ano em que Contagem completa 100 anos.

Foram mais de dois meses de dedicação. Contudo, os trabalhos apresentados foram de altíssima qualidade, o que abrilhantou o evento. Da torcida aos competidores. Das tarefas de exposição às apresentações. Tudo foi muito bem realizado, produzido e apresentado. Todos da equipe trabalharam muito.

Entre competir e ganhar, o mais importante são os aprendizados que são obtidos. É sempre bom participar, desenvolver-se e conhecer. Vitoriosos ou não, no que tange à classificação, os alunos saem modificados desses encontros. Mais conscientes e interessados.

Mais uma vez, parabéns pela participação e pela mobilização de sua comunidade escolar!

Até a próxima edição da Gincana Ambiental Sesc Minas!

Cordialmente,

Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (SESC)

(Carta recebida por e-mail nesta data)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Visita da Turma do Contagito

Aula de Geografia da estagiária Kátia





Kátia Cynara, estagiária de inclusão, que também está formando em geografia, foi convidada pela professora Edenice (3ºAno do 1ºCiclo) para dar uma aula sobre formação de solo. Kátia fez uma introdução sobre erosão e intemperismo e como ocorre o processo de formação do solo. Mostrou imagens no data show das camadas do solo e os diferentes tipos de erosão que acontecem. Além disso, trouxe amostras de vários tipos de rochas para os alunos conhecerem. Os alunos pegaram em argila para sentirem a textura, o cheiro e a cor do solo e fizeram modelagens, representando as montanhas. Vejam as fotos da aula...

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ECO CLIKS - Participação na 1ª Gincana do Meio Ambiente













Para cumprir uma das tarefas da I Gincana Ambiental-SESC MINAS, os aluns do 6ºAno fizeram um passeio pelos principais pontos turisticos do Município de Contagem, com a finalidade de produzir uma exposição fotográfica com o tema: CONTAGEM, CHAMINÉS E ÁRVORES.
As professoras Meire e Valdete estão cada vez mais envolvidas na Gincana. Vejam as lindas fotos que os alunos tiraram.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

PROJETO RECICLAR É PRESERVAR






A Prefeitura de Contagem, através da Secretaria Municipal de Obras/Secretaria Municipal Adjunta de Limpeza Urbana (SALU) está implantando o Programa Municipal de Coleta Seletiva na cidade. No final de 2010, numa ação integrada com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria de Meio Ambiente, teve início a implementação deste Projeto nas Escolas Municipais. Além dessa ação integrada entre as secretarias, contamos com a parceria de empresas com Belgo e outras.
O projeto denominado “RECICLAR É PRESERVAR – ESTA ESCOLA PARTICIPA!” tem o objetivo de incentivar a inserção do tema educação para o consumo consciente e Educação para a limpeza no Projeto Político Pedagógico das unidades escolares, estimulando o desenvolvimento de novas concepções e atitudes diante da geração de resíduos, assim como melhor utilização dos serviços de limpeza pública.
Nesse contexto, a Coleta Seletiva dever ser apresentada como uma forma de destinação final dos resíduos que promove a qualidade de vida da população, a preservação dos recursos naturais e favorece as condições socioeconômicas dos trabalhadores da reciclagem.
A implementação do projeto fundamenta-se no desenvolvimento de atividades pedagógicas, instalação de equipamentos que garantam o acondicionamento e logística adequados para a destinação final do material reciclável na unidade escolar. O recolhimento e acondicionamento separadamente dos resíduos acontecerá na escola e será destinado a Associações de Catadores credenciados à Prefeitura que, atualmente, é a ASMAC – Associação dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis de Contagem.
Receberemos um LEV- Local de Entrega Voluntária, equipamento para recolhimento dos recicláveis – e um Kit sala, constituído por duas latas para Resíduos Recicláveis e Resíduos Não Recicláveis, doados pela SINDIMOV, que fizeram um trabalho de reaproveitamento/reutilização das latas. O lançamento do Projeto na escola foi dia 13 de agosto com palestras para professores, funcionários e comunidade escolar.
No dia 25 de agosto faremos uma grande festa para recebermos o LEV. Estão todos convidados!

MESAS EDUCACIONAIS




Recentemente nossa escola recebeu mais um equipamento a ser usado no processo de ensino-aprendizagem e que certamente contribuirá significativamente para que tenhamos ótimos resultados. Trata-se da "Mesa Educacional".

A mesa educacional é uma tecnologia educacional que combina software educacional e elementos de hardware (Computador e leitor) e blocos concretos.

A mesa é um conjunto de atividades lúdicas, todas com apoio de som, imagens e vídeo com comunicação em libras e blocos em braile.

Permite até seis crianças interagindo com possibilidades de colaboração na resolução das atividades, sempre que houver a mediação do professor.

Possui alternativas para recursos adaptáveis (lupa, Braille, libras, datilologia, recursos de áudio e sintetizador de voz), o que a destaca de outras tecnologias disponíveis no mercado na medida em que contribui para promover a inclusão de todos e todas.

Foi promovida uma formação de professores para utilização deste recurso educacional.