Caso queira que seja retirada alguma foto de estudante do blog, entre em contato com a escola que serão tomadas as devidas providências.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dicas para se relacionar com pessoas deficientes

Dicas para se relacionar com pessoas que tenham deficiência visual
Extraído do folder do Gridcom

Dicas para se relacionar com pessoas deficientes

Dicas para se relacionar com pessoas que tenham deficiência intelectual
Extraído do folder do Gridcom

Dicas para se relacionar com pessoas deficientes

Dicas para se relacionar com pessoas que tenham deficiência física.
Extraído do folder da Gridcom- Grupo de Inclusão da Pessoa com deficiência

Dicas para se relacionar com pessoas deficientes

Dicas para se relacionar com pessoas que tenham deficiência auditiva.
Extraído do folheto da GRIDCOM - Grupo de Inclusão da Pessoa com Deficiência à Comunicação

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

FESTA DA FAMÍLIA 2011



A E.M. "Joaquim Teixeira Camargos, agradece a presença de toda comunidade escolar e a todos
que direta ou indiretamente contribuíram para a realização da nossa festa da família, que ficou linda!

Projeto Desvendando a História de Contagem


Contagem, 26 de setembro de 2011

Aos Pais e ou Responsáveis pelos Estudantes de 06 anos ( 1ºAno/1ºCiclo)

O Programa de Educação Patrimonial Por Dentro da História, desenvolvido pela Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural, realizará, na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem, o projeto Desvendando a história de Contagem. Serão quatro dias com atividades lúdicas, oficina de reaproveitamento de material reciclável, contação de histórias e muitas brincadeiras que permitirão aos participantes dialogar com a história da nossa cidade que mantém viva suas memórias em meio a efervescência do presente e, assim, poderão desenvolver o sentimento de pertença ao município.

Desvendando a história de Contagem pretende promover a apropriação por parte das crianças do seu patrimônio cultural. O patrimônio, como o nome diz, é algo herdado de nossos pais e antepassados. Essa herança só passa a ser nossa, para ser usufruída, se nos apropriarmos dela, se a conhecermos e reconhecermos como algo que nos foi legado, e que deveremos deixar como herança para nossos filhos, para as gerações que nos sucederão no tempo e na história. Uma herança que constitui a nossa riqueza cultural, individual e coletiva, a nossa memória, o nosso sentido de identidade.

O Projeto é gratuito, voltado para crianças de 05 à 06 anos e acontecerá nos dias 10, 11, 13 e 14 de outubro, sempre de 8h30min às 11h30min. A inscrição deverá ser feita pessoalmente pelos responsáveis pelas crianças, na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem, situada na Praça Vereador Josias Belém, nº 01, Centro - Contagem. As vagas são limitadas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3398-7350 ou 3352-5323.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aprenda Português brincando...

Divirta-se acessando o link abaixo:

http://fmu.br/game/home.asp


Para acessá-lo você deverá selecioná-lo e depois clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção "Abrir link".
Desta maneira, você será direcionado para a página do Joguinho onde será possível testar os
seus conhecimentos quanto às novas regras da Língua Portuguesa de uma maneira muito divertida e prazerosa!

Manual de Segurança Infantil

Manual de Segurança Infantil
Este manual contém dicas úteis e importantes. Vale a pena conferir!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Curiosidades sobre o Trânsito


Origem do Trânsito

A origem do trânsito está ligada ao desenvolvimento do transporte. Há mais de cinco mil anos viveu em Ur na Mesopotâmia, um homem que criou a roda e experimentou-a, isto é, fez a roda rodar.Bem mais tarde, no Egito, e depois na Grécia e em Roma, surgiram os primeiros veículos de duas rodas, puxados por cavalos. Depois surgiram veículos de quatro rodas, que estão até hoje conosco. No entanto, estes veículos começaram a trazer alguns problemas, como colisões e atropelamentos de pedrestres.

A primeira iniciativa para controle de tráfego de veículos registrou-se na Inglaterra, em 1835, com a lei da Estrada, estabelecendo normas as carruagens para trafegarem nas estradas.

No Brasil, a historia do trânsito inicia-se no reinado de D. Pedro II, ao aprovar, em 27/05/1853, as leis da Câmara Municipal da Corte, sobre o tráfego de carros, seges, tílburis e outros veículos, no Rio de Janeiro, instalando-se também, no mesmo dia, a 1ª inspetoria de veículos no Brasil. E em uma das leis já havia uma exigência: nenhuma pessoa poderia dirigir um veículo sem que portasse uma habilitação perante uma comissão de peritos nomeados pelo Chefe de Polícia.

Hoje, a situação é bem diferente. O trânsito atingiu proporções incríveis, com milhares e milhares de carros pelas ruas. E foi justamente por isso que o governo brasileiro criou a Semana do Trânsito , comemorada de 18 a 25 de setembro. Essa semana é dedicada, e de maneira especial ao pedestre, a grande vítima do trânsito, aquele que parece ter perdido o direito de uso de ruas, tomadas pelos veículos.

Contagem regressiva para a Festa da Familia


Faltam apenas cinco dias...
No próximo sábado, a partir das 9horas, esperamos por vocês para juntos compartilharmos momentos de alegria, descontração e comunhão!
Não perca! Teremos brindes, bazar, feira de artesanato, lanche coletivo e muito mais...
Até lá!

Ensinando as nossas crianças desde cedo


As crianças começam a ter suas primeiras experiências sozinhas no trânsito como pedestres, seja brincando, descendo do carro dos pais, do ônibus, ou até mesmo passeando. Por isso, garanta que ela saiba ser uma boa pedestre:

  • Você sempre deve dar a mão a seu filho ao atravessar a rua, e andar nas calçadas.
  • Nunca correr para a rua sem antes parar e olhar - seja para pegar uma bola, o cachorro ou por qualquer outra razão. Correr precipitadamente para a rua é a causa da maioria dos atropelamentos fatais com crianças;
  • Olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, e só atravessar quando ela estiver livre.
  • Continuar olhando para os lados enquanto atravessa.
  • Utilizar a faixa de pedestres sempre que disponível. Quando não houver faixa, a criança deve procurar outros locais seguros para atravessar, seja na esquina ou em passarelas ou próximo a lombadas eletrônicas;
  • Não atravessar a rua por entre carros, ônibus, árvores e postes;
  • Em estradas ou vias sem calçadas, caminhar de frente para o tráfego (no sentido contrário aos veículos) para as crianças verem e serem vistas;
  • Fazer contato visual com o motorista ao atravessar a rua para ter certeza de ser visto;
  • Sempre que estiver com mais crianças, é preciso caminhar em fila única;
  • Ao desembarcar do ônibus, esperar que o veículo pare totalmente e aguardar que ele se afaste para atravessar a rua.
  • Não permita que uma criança menor de 10 anos atravesse a rua sozinha. A supervisão de um adulto é vital até que a criança demonstre habilidades e capacidade de julgamento do trânsito;
  • Entradas de garagens, quintais sem cerca, ruas, estacionamentos e calçadas não são locais seguros para as crianças brincarem.
  • As crianças se sentem mais seguras quando estão perto de casa, e por isso esquecem de algumas regras como não correr para a rua, e olhar para os lados antes de atravessar. Garanta que sempre que ela estiver próxima ao trânsito tenha algum adulto perto a vigiando.

As crianças têm dificuldade para julgar a que velocidade os carros estão se movendo, a distância que eles estão e de que direção os sons do trânsito estão vindo. Muitas vezes elas têm opiniões erradas sobre eles, como acreditar que os motoristas conseguem parar instantaneamente ao vê-las, ou que se elas podem ver o motorista, este também pode enxergá-la. É importante protegê-la e garantir a sua segurança!

Fonte: Criança Segura

O destino de um trânsito melhor, também começa na educação


Professores,
O site do clubinho Honda Trânsito Amigo foi desenvolvido para vocês. Nele vocês encontram formas simples e interessantes para ensinar seus alunos sobre educação no trânsitol. São games, histórias em quadrinhos e manuais repletos de atividades. Vale a pena conferir!
O endereço é: www.honda.com.br/clubinhohonda

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Festa da Família 2011


Contagem, 15 de setembro 2011.

Senhores Pais e/ou Responsáveis,

Conforme previsto no Calendário Escolar a nossa Festa da Família” será no próximo dia 24 de setembro (sábado).

Contamos com a presença de vocês prestigiando a programação do evento, que incluirá lindas apresentações com os alunos, feira de artesanato, bazar, apresentação da Orquestra Jovem de Contagem com a participação dos nossos alunos do Projeto Harmonia, sorteio da rifa de um Micro-ondas, brindes, e muito mais!...

Pedimos a cada família para trazer uma guloseima, a fim de fazermos um lanche coletivo.

Temos certeza que serão momentos muito agradáveis que passaremos juntos.

Compareça e convide seus familiares para estarem presentes também.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Dia 12 de setembro é dia escolar

Senhores Pais e ou Responsáveis,

Informamos que segunda-feira próxima, dia 12 de setembro, NÃO haverá aula, pois é dia escolar, conforme previsto no Calendário Escolar 2011.

Adriana Lott Figueiredo

Diretora – Gestão 2010 a 2012

terça-feira, 6 de setembro de 2011

07 de Setembro - Feriado Nacional

Senhores Pais ou Responsáveis,

Informamos que amanhã, dia 07 de setembro é feriado nacional. Portanto, NÃO haverá aula.
Desejamos a todos um ótimo feriado!

Independência do Brasil


A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes em nossa história. Foi determinante para o fim do domínio português no Brasil e a conquista de nossa autonomia política.

Os dois primeiros países a reconhecerem a Independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal só veia a reconhecer posteriormente, porém exigiu uma elevadíssima multa de sua ex-colônia que foi paga através de empréstimos feitos com a Inglaterra.

Nasce aí nossa primeira grande dívida.

Resumo: Como foi

Em 7 de Setembro de 1822, Dom Pedro recebeu uma carta da coroa portuguesa exigindo a sua volta imediata para Portugal. O fato de Dom Pedro estar em terras brasileiras era um grande obstáculo para o desejo dos portugueses de recolonizá-la. O clima estava tão tenso que o rei Dom João estava ameaçando enviar tropas para o Brasil caso não houvesse o retorno de dom Pedro para Portugal.
Sob muita pressão – da coroa portuguesa, dos nobres brasileiros e de José Bonifácio seu ministro – dom Pedro em 7 de setembro de 1822 – às margens do Ipiranga – levantou a espada e gritou:
“Independência ou Morte” – tirando o Brasil do domínio português - tornando-se o nosso Primeiro Imperador.

LANÇAMENTO DO PROJETO “RECICLAR É PRESERVAR”

No último dia 02 de setembro recebemos em nossa escola a Sra. Selvina Mara Moreira Penido, da Secretaria de Educação; o Sr. Daniel Carvalho, da Secretaria de Meio Ambiente; a Sra. Adriane Aparecida dos Santos, da Secretaria de Limpeza Urbana e o Sr. Danle Fialho, do SINDIMOV para o lançamento do Projeto “Reciclar é Preservar”, que é mais uma iniciativa de preservação do meio ambiente. O evento contou com lindas apresentações dos nossos alunos, que cantaram, encenaram e apresentaram os projetos que a escola já desenvolve sobre a temática em questão.
Em breve, postaremos as fotos... aguardem...