Em nossa escola, o ano letivo terá início no dia 20(vinte) de fevereiro de 2015. Esperamos por vocês!
Segue abaixo matéria publicada no Portal da Prefeitura de Contagem , cujo endereço eletrônico é www.contagem.mg.gov.br
Rede Municipal de Ensino inicia ano letivo
Alunos da Rede Municipal de Ensino vão retornar às aulas na próxima quinta-feira (19/2), logo após o feriado de carnaval. Quase 55 mil estudantes e aproximadamente 4 mil professores são aguardados nas 68 escolas de ensino fundamental, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), e nos 32 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), localizados em todas as regiões da cidade.
O secretário de Educação, professor Ramon, explicou que o ano letivo vai começar um pouco mais tarde em 2015, comparado às redes estadual e particular, em decorrência da greve parcial dos educadores, ocorrida no ano passado. "Em algumas escolas, a reposição se estendeu até o último dia 15 de janeiro, o que acabou alterando também o período de férias coletiva da categoria, o que exigiu uma mudança no calendário escolar". O secretário lembrou que, embora a paralisação não tenha sido feita por todas as escolas, a data do retorno das atividades deve ser a mesma, por se tratar de uma rede de ensino.
E o início do ano letivo em Contagem será marcado pela inauguração de dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). Ainda em março, cumprindo o compromisso de aprimorar a qualidade da educação no município e ampliar as vagas, a prefeitura vai entregar à população o Cemei Funcionários, na sede; e o Cemei São Luiz, na região Petrolândia. Juntas, as duas unidades têm capacidade para atender até 300 crianças de zero a cinco anos.
Conscientização
Diante da crise dos recursos hídricos, provocada pelo período de seca em várias regiões do país, as escolas iniciam o ano letivo com discussões sobre o consumo consciente e as consequências do desperdício de água. A orientação da Secretaria de Educação (Seduc) é para que todas as unidades possam trabalhar o assunto com os alunos e servidores, por meio de campanhas, concursos, faixas e cartazes, entre outras ações de conscientização.
Kits escolares
Mais uma vez, os pais de alunos da Rede Municipal de Ensino não vão precisar se preocupar com a compra de material escolar. Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Contagem contemplará os cerca de 60 mil estudantes dos ensinos infantil (rede própria e conveniada), fundamental, EJA e da Funec com kits escolares. A novidade para 2015 é que 102 estudantes com deficiência, cujo processo inclusivo exige materiais específicos, receberão kits diferenciados, para facilitar a aprendizagem. Além do kit individual para cada estudante, todas as escolas também receberão kits coletivos para desenvolvimento de atividades cotidianas nas salas de aula com os alunos.
Merenda
Com o retorno das aulas, as cantinas escolares voltam a funcionar normalmente para oferecer refeições variadas e balanceadas aos cerca de 55 mil alunos da rede municipal. Mensalmente, são servidas, aproximadamente, 915 mil refeições nas unidades de ensino da prefeitura.
Educação Integral
As atividades do Programa de Educação Integral da Prefeitura de Contagem também serão retomadas no dia 19/2. A previsão da Seduc é de que, em 2015, mais de 6 mil crianças e adolescentes, com idades entre seis e 14 anos, de 54 escolas municipais, sejam beneficiados pelo Mais Educação, Programa de Educação Integral viabilizado em parceria com governo federal.
A educação integral possibilita que os educandos permaneçam cerca de oito horas no ambiente escolar, onde recebem refeições balanceadas e, ainda, são incentivados a participarem de atividades complementares nas áreas esportiva, cultural e de lazer. Assim, além do ensino regular, eles têm acesso a atividades de dança, música, pintura, natação, futsal, taekwondo, informática, xadrez, horta, letramento, dentre outras.
Segurança
Em 2014, a prefeitura instalou 685 câmeras de videomonitoramento e alarmes dentro e no entorno das escolas municipais para garantir maior segurança a toda comunidade escolar, pais, alunos professores e demais servidores da rede de educação. O sistema é dotado de cinco câmeras, central de alarme, sensores wi-fi (sem fio), sensores com fio e uma sirene de alta potência sonora. O monitoramento fica sob a responsabilidade da Guarda Municipal durante 24 horas.