A professora Fátima trabalhou o PROJETO CONTO DE FADAS no primeiro semestre, com os alunos que atende no apoio pedagógico. Esta professora acredita nas diversas possibilidades que a literatura proporciona e que é possível trabalhar a leitura, a escrita, valores, etc. Iniciou o trabalho com a história de Chapeuzinho Vermelho. A professora utilizou como estratégia a pausa protocolada. A cada pausa introduziu um gênero textual. Assim foi possível trabalhar diversos portadores, tais como bilhetes, cartas, listas, receitas, mapas, placas, músicas, convites, recados, mensagens, texto de opinião e poemas. Ao longo do trabalho, percebeu a importância da figura da avó na vida das crianças, pois estas se preocupavam em retratar as avós, suas características e o desejo de se ter uma avó. Também realizou várias dramatizações ao longo do desenvolvimento deste trabalho, sendo que todos participavam e se envolviam. Confeccionaram um livrão coletivamente, onde os alunos fizeram a reescrita e o desenho das cenas. Além do livrão, também confeccionaram um livrinho, individualmente, onde a professora escreveu o texto e os alunos ilustraram. O trabalho foi tão envolvente, que a turma decidiu apresentar a história para as avós, com o objetivo de comemorar a vida das vovós e da Chapeuzinho Vermelho. Todas ajudaram a preparar a festa e a confeccionar o cenário. As vovós foram convidadas para a apresentação da peça, que aconteceu no dia 18 de junho. A vovó do Rian contou a história de Joãozinho e Maria, que também retrata o papel das avós na vida dos netos.
Os alunos apresentaram a peça Chapeuzinho Vermelho, que foi criada por eles, com um final muito diferente.
Foi emocionante!
Os alunos apresentaram a peça Chapeuzinho Vermelho, que foi criada por eles, com um final muito diferente.
Foi emocionante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário