( Alunos do 2ºCiclo da nossa escola, aprendendo a tocar flauta doce, em aulas extra-turno, ministradas pelo Professor Vinícius, no Projeto intitulado "Projeto Harmonia")
Vale a pena ler este texto, que nos esclarece sobre a importância da música no processo de formação dos seres humanos:
OS SONS E O CÉREBRO
Antes mesmo de nascer, o bebê já é capaz de
escutar. A partir do quinto mês de gestação, ele ouve as batidas do coração da
mãe (além de todos os outros barulhos do organismo) e reconhece a voz dela. E
reage a esses estímulos, virando a cabeça, chutando ou mexendo os braços, além
de ficar com o coração batendo mais rápido. O bebê nasce, cresce, torna-se
adulto e os sons continuam a provocar essas e outras reações mais sofisticadas:
eles evocam memórias e pensamentos, comunicam, provocam sensações, emocionam e
movimentam.
Desde os tempos mais remotos, o homem percebeu
todo esse potencial. Usando os materiais que tinha à disposição (pedras, ossos,
madeiras, o próprio corpo e a voz), ele foi combinando sons e silêncios das
mais diversas maneiras. Assim surgiu a música. Em sua origem, ela era usada
para venerar a natureza e os deuses e para conectar o ser humano com forças
maiores, envolvendo realidade, magia e crenças. Até hoje ela é responsável pela
criação dos mais diferentes sentidos e significados.
Mas por que a música mexe tanto com o ser humano? O som é uma vibração que se propaga no ar, formando ondas sonoras que são captadas por nosso sistema auditivo. Depois de transformadas em impulsos elétricos, elas viajam pelos neurônios até o cérebro, onde são interpretadas. Lá, elas chegam primeiro a uma região onde são processadas as emoções e os sentimentos, antes de serem percebidas pelos centros envolvidos com a razão. E, quando isso acontece, ocorre a liberação de neurotransmissores responsáveis por deixar os circuitos cerebrais mais rápidos.
Por isso, o pesquisador americano Howard Gardner, autor da teoria das inteligências múltiplas, afirma que a habilidade musical é tão importante quanto a lógicomatemática e a lingüística por auxiliar outros tipos de raciocínio. Pesquisas na área de neurociências comprovam que a memória, a imaginação e a comunicação verbal e corporal ficam mais aguçadas nas pessoas que escutam, estudam e praticam música.
A música é uma das linguagens que o aluno precisa conhecer, mas não somente por essas características. A maior razão é ele poder aprender a sentir, a expressar e a pensar as manifestações sonoras, tão presentes no cotidiano e sempre em constante transformação .
Mas por que a música mexe tanto com o ser humano? O som é uma vibração que se propaga no ar, formando ondas sonoras que são captadas por nosso sistema auditivo. Depois de transformadas em impulsos elétricos, elas viajam pelos neurônios até o cérebro, onde são interpretadas. Lá, elas chegam primeiro a uma região onde são processadas as emoções e os sentimentos, antes de serem percebidas pelos centros envolvidos com a razão. E, quando isso acontece, ocorre a liberação de neurotransmissores responsáveis por deixar os circuitos cerebrais mais rápidos.
Por isso, o pesquisador americano Howard Gardner, autor da teoria das inteligências múltiplas, afirma que a habilidade musical é tão importante quanto a lógicomatemática e a lingüística por auxiliar outros tipos de raciocínio. Pesquisas na área de neurociências comprovam que a memória, a imaginação e a comunicação verbal e corporal ficam mais aguçadas nas pessoas que escutam, estudam e praticam música.
A música é uma das linguagens que o aluno precisa conhecer, mas não somente por essas características. A maior razão é ele poder aprender a sentir, a expressar e a pensar as manifestações sonoras, tão presentes no cotidiano e sempre em constante transformação .
( Reportagem extraída do site da Revista Nova Escola )
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